Este Blog tem o objetivo de trazer informações e conteúdos relacionados com a educação física escolar, e dar apoio aos alunos que neste período de pandemia, não estão frequentando as aulas presenciais. Fique a vontade para explorar nossos conteúdos e aulas.
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
SEMANA DE 08/03/2021 á 12/03/2021.
ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I.
3º, 4º e 5º Anos.
ATIVIDADE: TECA-TECA OU AMARELINHA AFRICANA.
HABILIDADE:
Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes Africanas e Indígenas, valorizando a importância desse patrimônio histórico e Cultural.
OBJETIVO:
É um jogo usado como forma de trabalhar a diversidade, que traz a cultura de outra região na linguagem das crianças. A brincadeira africana desenvolve também a coordenação a cooperação e o ritmo. E quando há mais crianças, o trabalho em equipe é fundamental para que todas estejam pulando no quadrado, sem darem encontrões.
MATERIAIS: Giz ou Fita crepe, Aparelho de Som para a musica.
CURIOSIDADES SOBRE A AMARELINHA AFRICANA:
Diferente da nossa tradicional
amarelinha , não usa uma pedrinha , céu ou inferno e seu
formato é diferente.
Não é uma brincadeira de competição , não há perdedores
e utiliza música. Os participantes têm que executar a coreografia de forma simétrica e ao
mesmo tempo, por isso a necessidade de uma música.
Na África existe festivais dessa amarelinha , cada grupo
cria a sua coreografia e escolhe a música .
Por enquanto, devido ao momento que estamos vivendo
podemos inventar um jeito diferente, um jeito nosso de
brincar a amarelinha africana.
PARA ASSISTIR A AULA CLIQUE NO VIDEO ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=MRXa_4Zcek0
PARA BAIXAR A MUSICA ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=sohf_4Zjpmo&t=701s
PROFESSOR: ADRIANO C. DA FONSECA
Observação: Não se esqueça de dizer nos comentários abaixo o que achou desta aula.
SEMANA DE 15/03/2021 á 19/03/2021. ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÉ: I e II. ATIVIDADE: Atravessando a Ponte / Caminho da Roça Objeto de Conhecimento: Corpo, gestos e movimentos. Objetivo Geral: (EI03CG02) Demonstrar controle a adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Objetivo Específico: Estimular e desenvolver o equilíbrio e a lateralidade através das habilidades motoras andar, saltar e equilibrar, como também estimular a criatividade por meio da imaginação nos pequeninos. Desenvolvimento: 1ª Variação Com o auxílio de um giz (ou uma corda/fita adesiva/etc...), trace uma reta no chão. Explique ao aluno que ele deverá atravessar a reta (ida e volta) de diversas formas, utilizando o seu equilíbrio e sempre mantendo contato com a reta, começando de frente, depois de costas, em seguida de lado e por fim com um pé só (assista ao vídeo). 2ª Variação Utilizando a mesma reta, agora o aluno não poderá tocar na mesma e sim se ...
SEMANA DE 19/04/2021 á 23/04/2021. ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física. PRÉ I e II ATIVIDADE: FUTEBOL DE PANO Campo de Experiência : Corpo, Gestos e Movimento. Habilidade: (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas Justificativa: A atividade proposta, trabalha a lateralidade, equilíbrio, deslocamento, raciocínio, lógica e coordenação motora do aluno. Desenvolvimento : O aluno, acompanhado de um responsável deverá realizar uma disputa entre o responsável, onde cada um irá segurar o cabo de vassoura e tentará lançar o pano no alvo “GOL” do adversário utilizando o cabo de vassoura como lançador Material: Dois cabos de vassoura , uma toalha de rosto ou pedaço de pano ,Garrafas Pet, caixa de leite ou latinhas. Local: Qualquer Lugar plano, em que as crianças possam desenvolver o jogo com...
SEMANA DE 29/03/2021 á 02/04/2021. ATIVIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL I. Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física. 3º, 4º E 5º - ANOS ATIVIDADE: SALTANDO NA SEQUÊNCIA. Unidade Temática: Ginástica. Objeto de Conhecimento: Ginástica Geral Habilidade: (EF04EF07) experimentar, fruir e criar de forma coletiva, combinações de diferentes elementos na ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com ou sem materiais), propondo coreografias com elementos da cultura local. Justificativa: A atividade trabalha varias capacidades físicas, bem como coordenação motora , concentração, memorização e ritmo. Regras para a atividade: Escolha um ponto onde começar, posicionando com os pés paralelos a marcação no chão. A tarefa tem 3 etapas que vão aumentando a dificuldade da sequencia, assista o vídeo de demonstração, e tente reproduzir as 3 etapas. Observação: quando o aluno conseguir executar as sequencias, é interessante...
Muito Bom,Lorena achou bem legal.Obrigada
ResponderExcluirCharles gosto muito
ResponderExcluirMuito legal 👏😃👏😃
ResponderExcluirObrigado 🙏👏👏
ResponderExcluirBrincar com minha família
ResponderExcluirMuito legal Welton gosto
ResponderExcluirMuito Legal!!!
ResponderExcluirObrigado a todos pelos comentários, ficamos felizes demais em estar ajudando a todos..estamos sempre a disposição ...abraço a todos
ResponderExcluirObrigado pelos comentários, continuem participando para estarmos sempre atualizando nossos conteudos e melhorando sempre nosso canal. abraço....
ResponderExcluirLegal amei interessante
ResponderExcluirMuito interessante
ResponderExcluirmuito legal..
ResponderExcluirGostei muito professor
ResponderExcluir