SEMANA DE 12/04/2021 á 16/04/2021.
ATIVIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL I.
Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física.
3º, 4º e 5º - ANOS
ATIVIDADE: FUTEBOL DE TAMPINHAS.
Esportes
Objeto de Conhecimento:
Esportes de Invasão: Futebol
Habilidade:
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de jogos esportivos de invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo, pelo respeito e pelo protagonismo, por meio de atividades e jogos diversos que se relacionam com os saberes ensinados.
(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de brincadeira, jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade, suas manifestações (social, profissional, cultural e comunitária/lazer) e as diferentes possibilidades de fruição dentro e fora da escola.
Origem do Jogo: Origem do Futebol.
Não se sabe com precisão a data em que o futebol surgiu. Historiadores contam que os ingleses adquiriram o hábito de chutar uma bola de couro, símbolo da cabeça de um membro do exército da Dinamarca, como forma de comemorar a expulsão dos dinamarqueses de seu país ainda no século X. A ação era realizada anualmente, mas, com o tempo, a prática passou a popularizar-se, e os jogos com a bola passaram a ser realizados com maior frequência.
Os jogos não tinham regras estabelecidas, e era permitido diversos tipos de agressões para avançar ou conter o adversário, o que acabava ferindo muitos dos praticantes. Com as consequências, o Rei Eduardo II decidiu proibir os jogos, temendo a perda dos soldados do seu exército. A prática foi proibida, mas não cessada e, apenas em 1681, os jogos com a bola voltaram a ser permitidos na Inglaterra.
O período entre 1810 e 1840 registrou o crescimento desse jogo popular pelos alunos das escolas públicas da Inglaterra, porém, o esporte permaneceu sendo considerado uma atividade violenta e não apropriada aos jovens de classe alta dos colégios da elite inglesa.
Bola de futebol da Copa de 1930
História do futebol no Brasil
O futebol chegou ao Brasil em 1894. Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa, trouxe consigo bolas e regras para a prática do futebol no país.
A prática do futebol, no Brasil, foi realizada pela primeira vez pelo São Paulo Athletic Club, formado por colonos ingleses, mas o primeiro clube formado, especialmente para a prática do futebol, foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1898.
Desenvolvimento da Atividade:
Como jogar: numero de participantes: 2 ou mais.
O primeiro passo é definir o campo. Pode ser um retângulo de mais ou menos 1,5 m de comprimento por 1 m de largura (uma mesa de jantar retangular pode resolver o problema). Nas linhas de fundo do campo, monte uma trave com pedrinhas, ou qualquer outro material, com aproximadamente um palmo de abertura.
Os dois jogadores atacam com as mesmas 3 tampinhas.
O jogador sorteado para iniciar a partida posiciona as 3 tampinhas próximas ao seu gol, formando um triângulo.
Desloque as tampinhas com toquinhos, com a lateral da palma da mão ou com a lateral dos dedos dobrados. Só não vale conduzir ou empurrar as tampinhas.
A tampinha tocada deve sempre passar pelo meio das outras duas, formando uma espécie de trança.
Cada jogador pode dar 4 toques na jogada, ou seja, cruzar 3 vezes e, no quarto cruzamento, finalizar ao gol.
Se, durante o ataque, alguma das tampinhas sair do campo pela lateral ou pela linha de fundo, ou se a tampinha tocada não passar pelo meio das outras duas, o jogador perde a vez e o adversário inicia sua jogada colocando as 3 tampinhas, em formato de triângulo, na frente do seu gol.
Materiais: 7 tampinhas ou pedrinhas, sendo 4 para fazer os gols e 3 para fazer as jogadas.
Duração: Tempo a ser definido pelos praticantes.
Assista agora a vídeo aula de demonstração:
PROFESSOR: ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA



E muito legau esse jogo
ResponderExcluirQue bom que gostou da atividade, se tiver alguma sugestão, será bem vinda
ResponderExcluir