SEMANA DE 26/04/2021 á 30/04/2021.
ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física.
PRÉ I e II
ATIVIDADE: CANGURU MALUCO
Unidade Temática:
Jogos e Brincadeiras.
Objeto de Conhecimento:
Corpo, gestos e movimentos.
Objetivo Geral:
(EI03CG02) Demonstrar controle a adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos;
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Objetivo Específico:
Incentivar o estímulo nos pequeninos da habilidade motora saltar, proporcionando o desenvolvimento da agilidade, da coordenação motora global, do equilíbrio e noção espacial, juntamente com a manipulação de objetos de variadas formas e tamanhos.
Desenvolvimento:
Peça para que a criança imagine que ela tenha se transformado em um canguru. Delimite um espaço pelo qual ela poderá transitar tranquilamente saltando (mais ou menos uns 3 metros de distância do ponto de partida até o ponto dois que deve ser atingido para retornar ao ponto inicial). Utilize uma bola (ou qualquer objeto que não possa vir a machucar a criança) para iniciar a brincadeira. Peça para ela se posicionar no ponto de partida e colocar a bola embaixo da camiseta (como se fosse o canguru carregando seu filhote). Em seguida, oriente ela para que vá saltando com os dois pés juntos do ponto de partida até o ponto dois e retorne ao ponto de partida. Posteriormente, peça que ela retire a bola de dentro da camiseta e coloque entre os joelhos e realize o mesmo percurso; depois que coloque a bola entre os tornozelos e repita o trajeto; e por fim segurando a bola com as mãos atrás das costas se locomovendo novamente saltando do ponto de partida até o ponto dois e retornar ao ponto de partida (acompanhe a execução da brincadeira no vídeo abaixo).
DICA 1: Oriente a criança a não se preocupar caso a bola/objeto caia no chão. Caso isso aconteça no momento em que ela estiver indo, a mesma deve voltar ao ponto de partida e iniciar novamente, caso ocorra no momento em que ela estiver voltando, então deve retornar ao ponto dois e dar continuidade;
DICA 2: Se a criança tiver a autonomia de dar ideias de outras partes do corpo que ela deseja carregar o objeto, a incentive a tentar fazer o que tem em mente;
DICA 3: É de extrema importância que a criança desenvolva a atividade com suas 4 variações por diversas vezes e utilize em cada uma delas objetos distintos (mais leves, mais pesados, pequenos, grandes, etc.) para que ela consiga manipular não apenas com as mãos, mas com diferentes partes do seu corpo, objetos de variadas formas.
Duração:
10 a 15 minutos.
Materiais:
- 2 cadeiras (para utilizar como ponto de partida e ponto dois);
- Objetos diversos (bola grande, bola pequena, ursinho, caixa de sapato, etc.).
ASSISTA AGORA A VIDEO AULA DE DEMONSTRAÇÃO:
RESPONSAVÉL:
PROFESSOR: DIEGO DE FREITAS


Comentários
Postar um comentário