SEMANA DE 21/06/2021 á 25/06/2021.

ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I.

Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física.

 1º e 2º- ANOS

ATIVIDADE: PULA RIO


Unidade Temática: 

Esportes


Objeto de Conhecimento:

Práticas Lúdicas esportivas de marca e precisão.


Habilidade:

(EF02EF05) Experimentar e fruir práticas lúdicas esportivas de marca e precisão, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, e identificar os elementos comuns dessas práticas.

 

  Justificativa:

Salto em distância é uma modalidade olímpica de atletismo onde os atletas combinam velocidade, força e agilidade para saltar o mais longe possível a partir de um ponto pré-determinado.


   Salto em Distância:

O salto em distância é uma prova na qual os atletas devem percorrer uma raia da pista correndo e saltar, caindo com os dois pés em uma caixa de areia. 


O vencedor da prova é o atleta que conseguir saltar a maior distância. Para validar o seu salto, o atleta, que tem direito a três tentativas, deve dar o último passo e o salto antes de atingir uma linha branca marcada na raia.


    História:

O início da prática de salto em distância remete aos Jogos Olímpicos da Antiguidade (776 a. C. -- 392 a. C.), em que era disputado como uma das provas do Pentatlo. No entanto, diferentemente do formato moderno, os atletas desse período saltavam em uma espécie de escavação, chamada “Skamma”.     Atualmente, utiliza-se a caixa de areia para compor o local de queda.

Com o domínio romano na Grécia, portanto, em 392 a. C., as disputas olímpicas passaram a ser proibidas pelo imperador Teodósio I. Desse modo, foram retomadas apenas em 1896, a partir de Pierre de Coubertin.

Atualmente, o recorde mundial feminino pertence à russa Galina Chistyakova, com a marca de 7 m e 52 cm. A atleta alcançou essa pontuação durante o Meeting de Leningrado, realizado em 1988 na União Soviética. Já o recorde masculino é de 8 m e 95 cm. Essa marca foi estabelecida pelo norte-americano Mike Powell no Mundial de Atletismo de Tóquio, em 1991.

No salto em distância, o atleta percorre uma pista com comprimento de 40 metros para adquirir velocidade e saltar em uma caixa de areia com 10 metros de comprimento. Nessa modalidade, portanto, vence o atleta que saltar a maior distância, marcada do local do salto (tábua de precisão) ao da queda. 


                                                           Regras:

O salto deve ser dado após uma corrida numa raia marcada no chão, com o atleta saltando o mais longe possível dentro de uma caixa de areia ao fim dela. O salto é invalidado caso o atleta pise no final da tábua de impulsão, que geralmente é marcado por uma listra vermelha, colocada exatamente no início da caixa.

Assim como na Antiguidade, o objetivo do salto em distância é saltar o mais longe possível, utilizando apenas o próprio corpo para isso. Logo, algumas regras devem ser observadas pelos praticantes para o desenvolvimento esportivo da prática, como descritas a seguir.


Os saltadores têm direito a três tentativas para saltar suas melhores distâncias.

Ao final da disputa, apenas a melhor marca (maior distância) obtida entre as três tentativas é contabilizada . A marca obtida é medida em metros, a partir da linha limite de corrida (sinalizada na tábua) e o local do primeiro contato do atleta com o solo (na caixa de areia).

Caso o saltador pise ou ultrapasse a linha demarcada, o salto é invalidado. Logo, o atleta desperdiça uma de suas chances de obter uma boa colocação. Quando isso ocorre, diz-se que ele “queima o salto”.

Ao final da competição, a classificação é definida a partir da melhor marca obtida 

          

 Desenvolvimento da Atividade:

Colocar as cordas estendidas (parcelas)  no chão, aproximadamente 50 cm de distância,(largura do rio), a cada salto da criança, aumenta-se a distância, de maneira gradativa, até que ela não consiga mais saltar sem pisar dentro do  rio. A corda é o limite da última passada da corrida para o salto.

Motivação: medir a distância dos saltos.


Duração:

Sem tempo determinado.


Materiais:

2 cordas (fita, barbante, elástico, fio elétrico) para marcar o chão.


Local:

Qualquer local plano (garagem, calçada, quintal ou campinho).


VAMOS ASSISTIR A VIDEO AULA DE DEMONSTRAÇÃO:





 RESPONSÁVEL:
PROFESSORA: NAIR CARVALHO


Observação: Não se esqueça de dizer nos comentários abaixo o que achou desta aula.


BOA AULA A TODOS.

Comentários

  1. Ótima demonstração eles entenderam direitinho.
    Foi muito legal ver ele pulando tentando ir cada vez mais longe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog