SEMANA DE 11/10/2021 á 15/10/2021.
ATIVIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física.
PRÉ I e II
ATIVIDADE: SE LIGA NO QUADRADO
UNIDADE TEMÁTICA:
Jogos e Brincadeiras.
Objeto de Conhecimento:
Corpo, gestos e movimentos.
Objetivo Geral:
(EI03CG02)
.Demonstrar controle a adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos
Objetivo Específico:
Proporcionar o desenvolvimento nos pequeninos das habilidades motoras saltar e equilibrar, juntamente com a agilidade e a lateralidade.
Desenvolvimento:
Esta brincadeira é a mais simples de todas que o Prof. Diego preparou para vocês até hoje. Com o auxílio de um giz desenhe um quadrado de mais ou menos 50cm x 50cm no chão e peça para a criança se posicionar dentro do mesmo. Em seguida você (mamãe, papai ou responsável) irá passar um comando de cada vez para ela, que por sua vez irá saltar para fora do quadrado na direção que o seu comando pedir: FRENTE, TRÁS, DIREITA e ESQUERDA. A princípio ela deverá executar os movimentos saltando com os dois pés, posteriormente dificulte a brincadeira pedindo que ela salte apenas com um dos pés (podendo ser o de sua preferência) e por fim mescle os comandos, destacando qual a direção e com quantos pés (1 ou 2) ela deve saltar (assista ao vídeo de hoje).
DICA 1: Lembre-se sempre de variar a ordem dos comandos (Ex: DIREITA, DIREITA, TRÁS, ESQUERDA, TRÁS, FRENTE, FRENTE, ESQUERDA... e por aí vai), para fazer com que a criança consiga assimilar a palavra com o movimento e não crie uma sequência fixa em sua mente;
DICA 2: Enquanto a criança estiver se familiarizando com o salto em um pé só, diminua o ritmo dos comandos para evitar que ela perca o equilíbrio e caia. Depois que ela estiver mais ágil, aumente o ritmo gradativamente até onde ela conseguir desenvolver os comandos sem prejudicar o seu desempenho na brincadeira;
DICA 3: É interessante depois que a criança pegou o jeito da brincadeira, além dos comandos em relação a direção e quantidade de pés no salto, você estabelecer também qual o pé ela deve usar quando pular com um pé só (DIREITO ou ESQUERDO);
DICA 4: Desenvolva a autonomia no pequenino e inverta os papéis, peça para ele dizer os comandos enquanto você executa os movimentos no quadrado!
Duração:
5 a 10 minutos.
Materiais:
- Giz ou material similar que possa demarcar o quadrado no chão (fita adesiva, barbante, etc).
VAMOS ASSISTIR A NOSSA VIDEO AULA DE DEMONSTRAÇÃO:
Observação: Não se esqueça de dizer nos comentários abaixo o que achou desta aula.
BOA AULA A TODOS.

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