SEMANA DE 05/04/2021 á 09/04/2021.

ATIVIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL I.

Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física.

 3º, 4º e 5º - ANOS

ATIVIDADE: OX.


Unidade Temática: 

Brincadeiras e Jogos


Objeto de Conhecimento:

 Jogos de Tabuleiro


Habilidade:

(EF03EF17 - EF04EF17 - EF05EF16)

experimentar e fruir jogos de tabuleiro, identificando características desses jogos

experimentar jogos de tabuleiro, e reconhecer a importância das regras para planejar e utilizar diferentes estratégias.

explorar e aplicar diferentes estratégias na prática de jogos de tabuleiro.


Justificativa:

Entre os mais variados brinquedos, uma categoria que se destaca é a de jogos de tabuleiro, ótimos para aprender noções de estratégia e de raciocínio lógico. “Esses jogos, por meio de regras, conquistas e derrotas, ensinam que ter foco, calma e motivação para atingir objetivos, é essencial na vida”.


Origem do Jogo:

Este jogo foi criado pelo professor Adriano, que uniu estratégias dos jogos de damas, jogo da velha e trilha, combinados num tabuleiro de 20 casas.


Desenvolvimento:

 Posicionamento inicial no tabuleiro:

Cada jogador recebe 5 peças e dispõe no tabuleiro como a imagem abaixo.

X

O

X

O

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O

X

O

X

O

inicio da partida (sorteio)Par ou impar / jokenpô / cara ou coroa.

Movimentos permitidos:

Frente, trás, lado direito e lado esquerdo (1 Jogada e casa por vez)

Observação: È proibido qualquer movimento na diagonal.

Jogada do Salto:

É permitido saltar a pedra do adversário quando a casa a frente da dele estiver vazia,(lembrando que apenas 1 pedra adversária a frente, se houver duas, não haverá a possibilidade do salto), e não é jogo de damas que você pode retirar a peça do adversário, (rsrsr) apenas continua o jogo. olhe o exemplo abaixo:

X

O

 

 

X

 

 

 

O

 

 

 

X

 

 

O

X

O

X

O

No caso a marcação com a bolinha vermelha saltou a pedra adversária a frente ou acima, isto pode ocorrer, tanto para as jogadas para frente, trás, lados direito e esquerdo. lembrando que é proibido qualquer movimento na diagonal.

Objetivo para a vitória:

Alinhar 3 ou mais peças na vertical ou horizontal. Exemplos abaixo:

X

 

 

 

X

 

O

O

O

 

 

 

X

 

 

O

X

 

X

O

 

 

 

X

 

O

 

O

X

O

 

 

 

X

 

 

O

X

 

X

O

Materiais: 

Para o tabuleiro: 1 folha de sulfite, canetinha e régua para marcar ou pode desenhar no chão com Giz ou pedra.

Peças: Papelão, tampinhas garrafas ou pedrinhas de tamanhos diferentes


Participantes: 2 .


VAMOS ASSISTIR A NOSSA VIDEO AULA: 

Link: https://youtu.be/lYWDeiDv1-w





 RESPONSÁVEL: 
ADRIANO COSTA DA FONSECA


Observação: Não se esqueça de dizer nos comentários abaixo o que achou desta aula.


BOA AULA A TODOS.

Comentários

  1. Aluna: Nicole Ramos L. Andréa - 4º Ano B - Yolanda M Lessa: Achei muito legal, jogo bem criativo e legal de jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá nicole, que bom que gostou, se puder manda uma foto ou um video curtinho para a professora de sala praticando o jogo, e aproveite bem nossos conteudos qualquer duvida estamos aqui para ajuda-la...um abraço e bom divertimento.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog