SEMANA DE 05/04/2021 á 09/04/2021.
ATIVIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL I.
Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física.
3º, 4º e 5º - ANOS
ATIVIDADE: OX.
Brincadeiras e Jogos
Objeto de Conhecimento:
Jogos de Tabuleiro
Habilidade:
(EF03EF17 - EF04EF17 - EF05EF16)
experimentar e fruir jogos de tabuleiro, identificando características desses jogos
experimentar jogos de tabuleiro, e reconhecer a importância das regras para planejar e utilizar diferentes estratégias.
explorar e aplicar diferentes estratégias na prática de jogos de tabuleiro.
Justificativa:
Entre os mais variados brinquedos, uma categoria que se destaca é a de jogos de tabuleiro, ótimos para aprender noções de estratégia e de raciocínio lógico. “Esses jogos, por meio de regras, conquistas e derrotas, ensinam que ter foco, calma e motivação para atingir objetivos, é essencial na vida”.
Origem do Jogo:
Este jogo foi criado pelo professor Adriano, que uniu estratégias dos jogos de damas, jogo da velha e trilha, combinados num tabuleiro de 20 casas.
Desenvolvimento:
Posicionamento inicial no tabuleiro:
Cada jogador recebe 5 peças e dispõe no tabuleiro como a imagem abaixo.
|
X |
O |
X |
O |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O |
X |
O |
X |
O |
inicio da partida (sorteio): Par ou impar / jokenpô / cara ou coroa.
Movimentos permitidos:
Frente, trás, lado direito e lado esquerdo (1 Jogada e casa por vez)
Observação: È proibido qualquer movimento na diagonal.
Jogada do Salto:
É permitido saltar a pedra do adversário quando a casa a frente da dele estiver vazia,(lembrando que apenas 1 pedra adversária a frente, se houver duas, não haverá a possibilidade do salto), e não é jogo de damas que você pode retirar a peça do adversário, (rsrsr) apenas continua o jogo. olhe o exemplo abaixo:
|
X |
O |
|
|
X |
|
|
|
|
O |
|
|
|
|
X |
|
|
|
O |
X |
O |
X |
O |
No caso a marcação com a bolinha vermelha saltou a pedra adversária a frente ou acima, isto pode ocorrer, tanto para as jogadas para frente, trás, lados direito e esquerdo. lembrando que é proibido qualquer movimento na diagonal.
Objetivo para a vitória:
Alinhar 3 ou mais peças na vertical ou horizontal. Exemplos abaixo:
|
X |
|
|
|
X |
|
|
O |
O |
O |
|
|
|
|
X |
|
|
|
O |
X |
|
X |
O |
|
|
|
X |
|
O |
|
|
O |
X |
O |
|
|
|
|
X |
|
|
|
O |
X |
|
X |
O |
Para o tabuleiro: 1 folha de sulfite, canetinha e régua para marcar ou pode desenhar no chão com Giz ou pedra.
Peças: Papelão, tampinhas garrafas ou pedrinhas de tamanhos diferentes
Participantes: 2 .


Aluna: Nicole Ramos L. Andréa - 4º Ano B - Yolanda M Lessa: Achei muito legal, jogo bem criativo e legal de jogar.
ResponderExcluirOlá nicole, que bom que gostou, se puder manda uma foto ou um video curtinho para a professora de sala praticando o jogo, e aproveite bem nossos conteudos qualquer duvida estamos aqui para ajuda-la...um abraço e bom divertimento.
Excluir