SEMANA DE 07/06/2021 á 11/06/2021.
ATIVIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL I.
Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física.
3º, 4º e 5º - ANOS
ATIVIDADE: QUEIMADA DE TAMPINHAS
Jogos e Brincadeiras
Objeto de Conhecimento:
Brincadeiras e jogos do Brasil e do Mundo
Habilidade:
(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Origem da Queimada:
A queimada possui uma origem meio confusa, ninguém sabe bem onde de fato surgiu, porém existem algumas ideias, e uma que é aceita é que ela surgiu no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia, quando o rei Papus, durante a Idade Média, treinou seu exército contra a invasão dos Bárbaros, por meio de arremesso de bolas de fogo contra o exército inimigo e com o sucesso do treinamento, passou a ser disputada de forma lúdica em festivais anuais, se tornando popular.
O jogo de queimada também pode ser conhecido por outras denominações, como: Barra Bola; Bola Queimada; Cemitério; Mata-mata; Mata-soldado; Queimado; Caçador no estado do Paraná e Rio Grande do Sul; Carimba no estado do Ceará; Baleado no estado da Bahia.
A brincadeira do jogo de queimada não existe número estabelecido de participantes, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: Eliminar a equipe oposta.
Objetivos:
Pretende-se com esta atividade, estimular e aperfeiçoar as habilidades motoras finas, concentração, atenção, noção temporal e noção espacial, estimular a valorização da cultura popular por meio das brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário regional
Materiais:
Tampinhas de garrafa Peti e fita crepe
Desenvolvimento:
Materiais: 11 tampinhas de garrafa Peti, 1 de cor diferente que será a bola mas, se não tiver, podem ser marcada com fita crepe.
Modo de fazer: marque com a fita crepe os dois campos, fundo, laterais e a divisão do meio. Com as tampinhas, forme os dois times.
Regras do jogo: Tirar par ou ímpar para determinar quem começa. Cada jogador deverá organizar as 5 peças nos seus respectivos campos de forma estratégica para dificultar a jogada do adversário. A tampinha “bola” ficará na mão para ser usada na hora da jogada. Colocando a tampinha “bola” ao centro do campo, o objetivo é dar um peteleco na tampinha “bola” para que a mesma bata em uma das tampinhas do adversário. Quem conseguir, tem direito a jogar de novo e ficar com a tampinha do adversário.
Vamos assistir a vídeo aula:



Parabéns professor pela dedicação,e amor pela sua profissão,as atividades tem vindo bem explicada ,e fácil de fazer com os filhos .👏😍
ResponderExcluirMuito legal, mas não tinha as tampinhas para fazer. João Felipe de Mattos Margonato 5 Ano A
ResponderExcluir