SEMANA DE 07/06/2021 á 11/06/2021.

ATIVIDADE PARA ENSINO FUNDAMENTAL I.

Área de Conhecimento: Linguagens/Educação Física.

 3º, 4º e 5º - ANOS

ATIVIDADE: QUEIMADA DE TAMPINHAS


Unidade Temática: 

Jogos e Brincadeiras


Objeto de Conhecimento:

Brincadeiras e jogos do Brasil e do Mundo


Habilidade:

 (EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.


Origem da Queimada:

A queimada possui uma origem meio confusa, ninguém sabe bem onde de fato surgiu, porém existem algumas ideias, e uma que é aceita é que ela surgiu no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia, quando o rei Papus, durante a Idade Média, treinou seu exército contra a invasão dos Bárbaros, por meio de arremesso de bolas de fogo contra o exército inimigo e com o sucesso do treinamento, passou a ser disputada de forma lúdica em festivais anuais, se tornando popular.

O jogo de queimada também pode ser conhecido por outras denominações, como: Barra Bola; Bola Queimada; Cemitério; Mata-mata; Mata-soldado; Queimado; Caçador no estado do Paraná e Rio Grande do Sul; Carimba no estado do Ceará; Baleado no estado da Bahia.

A brincadeira do jogo de queimada não existe número estabelecido de participantes, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: Eliminar a equipe oposta.

Objetivos:

Pretende-se com esta atividade, estimular e aperfeiçoar as habilidades motoras finas, concentração, atenção, noção temporal e noção espacial, estimular a valorização da cultura popular por meio das brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário regional


Materiais:

Tampinhas de garrafa Peti e fita crepe


Desenvolvimento:

Materiais: 11 tampinhas de garrafa Peti1 de cor diferente que será a bola mas, se não tiver, podem ser marcada com fita crepe.

Modo de fazer: marque com a fita crepe os dois campos, fundo, laterais e a divisão do meio. Com as tampinhas, forme os dois times. 

Regras do jogo: Tirar par ou ímpar para determinar quem começa. Cada jogador deverá organizar as 5 peças nos seus respectivos campos de forma estratégica para dificultar a jogada do adversário. A tampinha “bola” ficará na mão para ser usada na hora da jogada. Colocando a tampinha “bola” ao centro do campo, o objetivo é dar um peteleco na tampinha “bola” para que a mesma bata em uma das tampinhas do adversário. Quem conseguir, tem direito a jogar de novo e ficar com a tampinha do adversário.

Vamos assistir a vídeo aula:

                      


https://youtu.be/TeC5c9xOfVQ



 RESPONSAVÉL:
PROFESSOR: ANDRÉ OLIVEIRA


Observação: Não se esqueça de dizer nos comentários abaixo o que achou desta aula.


BOA AULA A TODOS.

Comentários

  1. Parabéns professor pela dedicação,e amor pela sua profissão,as atividades tem vindo bem explicada ,e fácil de fazer com os filhos .👏😍

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, mas não tinha as tampinhas para fazer. João Felipe de Mattos Margonato 5 Ano A

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog